Como Jesus Garante A Sua Alegria Mais Elevada



 Os cristãos hedonistas visam fazer da busca da alegria em Deus o trabalho de nossa vida. O que não está em desacordo com devotar nossas vidas à glória de Deus - porque Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele.

Mas os hedonistas cristãos devem, com o tempo, dizer mais sobre o objeto de nossa alegria do que simplesmente "em Deus". Nenhum suposto “Deus” servirá. Nossas almas não serão profunda e eternamente felizes, e nosso propósito nesta vida (e para sempre) não será cumprido, se não encontrarmos a satisfação de nosso coração no Deus verdadeiro, o Deus que é, o Deus que se revelou como “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” ( Romanos 15: 6 ; 2 Coríntios 1: 3 ; 11:31 ; Efésios 1: 3 , 17 ; Colossenses 1: 3 ; 1 Pedro 1: 3 ).

Mas como sabemos as características definidoras desse Deus? O que há no Deus cristão que o distingue dos falsos deuses aos quais bilhões globalmente se ajoelham? O nosso Deus, o Deus verdadeiro, tem uma marca ou um momento definidor?

Momento Definidor de Deus

Para os cristãos, nossa marca definidora é uma pessoa particular: Jesus Cristo. Acreditamos que o próprio Deus, na pessoa de Jesus de Nazaré, viveu entre nós como um de nós. Ele assumiu nossa carne e sangue e toda a humanidade. O Verbo eterno, a segunda pessoa da Trindade Trinitária, “se fez carne e habitou entre nós” ( João 1:14 ).

“O momento decisivo da vida de Jesus - da Sexta-feira Santa ao Domingo de Páscoa - tornou-se para nós o momento definidor de Deus.”

Mas o Deus verdadeiro nos dá não apenas uma pessoa definidora, mas também um momento definidor. Os quatro relatos do Evangelho testemunham um claro momento culminante na vida de mais de 30 anos de Jesus de Nazaré: ele morreu uma morte dolorosa na cruz por pecados que não eram seus e ressuscitou três dias depois, justificado. O momento decisivo da vida de Jesus - da Sexta-feira Santa ao Domingo de Páscoa - tornou-se para nós o momento definidor de Deus. Porque na morte e ressurreição de seu Filho, Deus garantiu para nós pelo menos três realidades inestimáveis, essenciais para uma alegria real, profunda e duradoura.

Omnipotent Wrath Removed

Sem a cruz de Cristo, não há hedonismo cristão . Porque somos pecadores miseráveis, e Deus é o Deus indestrutivelmente feliz, nunca experimentaremos a verdadeira alegria, a menos que Deus aja para remover o que não podemos: a barreira que nosso pecado ergue entre nós e ele. A própria natureza do pecado é a insurreição contra a alegria de Deus e nossa alegria nele. Como o fundamento mais elevado e profundo da alegria de Deus é ele mesmo (ele não tem outros deuses diante dele), o pecado não é apenas uma barreira; é uma agressão.

Portanto, a primeira realidade inestimável que o próprio Deus deve assegurar, se quiser tornar possível a seu povo a alegria plena e duradoura, é a remoção de sua justa ira contra nós por causa de nosso pecado. O que ele faz por meio de seu próprio Filho, fornecendo “o sangue da aliança” ( Hebreus 10:29 ).

Na noite em que Jesus morreu, ele pegou um copo, deu graças por ele e disse: “Este é o meu sangue da aliança , que é derramado por muitos para remissão de pecados” ( Mateus 26:28 ; Marcos 14:24 ; também 1 Coríntios 11:25 ). Nos tempos antigos, acordos formais (convênios) eram freqüentemente ratificados por ambas as partes, jurando sua fidelidade através do derramamento de sangue (animal) e aplicando-o a si mesmas, para retratar a gravidade do acordo. O ritual comunicava, em essência, "Que meu sangue também seja derramado se eu não cumprir os termos desta aliança." A aliança mosaica é o exemplo característico das Escrituras de tal aliança de duas partes, com sangue derramado aspergido sobre o povo e sobre o altar, para representar Deus ( Êxodo 24: 3-8)

Mas nem todos os convênios foram inaugurados por ambas as partes derramando sangue (simbólico). Quando Deus fez uma aliança com Abrão, por exemplo, somente Deus tomou para si o sangue da aliança ao passar pelas peças do sacrifício, enquanto Abrão dormia ( Gênesis 15: 7-21 ). Ao fazer isso, ele disse: “Tão certo quanto eu sou Deus, minha promessa a você se cumprirá. Não é condicionado a você. Eu certamente farei isso. ”

“Na cruz, Cristo garantiu a alegria da nova aliança e tornou-se o objeto mais glorioso de nossa alegria.”

A nova aliança, inaugurada pelo derramamento do sangue de Jesus, é como a aliança com Abrão, não como a aliança com Moisés. O próprio Deus, na pessoa de seu Filho encarnado, sozinho derrama o sangue da aliança para remover sua justa ira contra seu povo e totalmente seguro, para aqueles que são seus, seu favor eterno. O sangue da aliança já foi derramado. A remoção da ira de Deus contra aqueles que estão em Cristo é certa.

No entanto, é necessário mais, e mais está incluído, na compra cara de Jesus.

Novo Coração Dado

A cruz de Cristo e o derramamento do sangue da aliança não apenas compraram a possibilidade de alegria, mas também o coração de alegria. Sob os termos da aliança, um novo coração não está apenas disponível; é essencial. O problema do nosso pecado não é apenas externo (requer a remoção da ira de Deus), mas também interno (requer em nós um novo coração). O pecado envenenou nossas almas. Para desfrutar de Deus, precisamos de novos corações, que consideramos ser a promessa explícita da nova aliança em Cristo. Seiscentos anos antes de Cristo, Deus promete, por meio de Jeremias,

Este é o convênio que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, declara o Senhor: Porei minha lei neles e a escreverei em seus corações. Jeremias 31:33 )

Então, por meio de Ezequiel, ele declara,

Eu lhe darei um novo coração e um novo espírito porei dentro de você. E eu removerei o coração de pedra de sua carne e lhe darei um coração de carne. Ezequiel 36:26 )

A realidade da cruz não pode ser periférica na busca de nossa alegria, porque sem a compra de Cristo para nós de "um novo coração" (e a substituição de nosso "coração de pedra" por "um coração de carne"), podemos ser salvos da miséria eterna, mas ainda não fomos introduzidos na alegria plena e duradoura.

Mais uma realidade vital, além do nosso novo coração, também foi comprada por Cristo ao custo de sua vida.

Nova Glória Revelada

Precisamos não apenas de uma base de regozijo (na ira removida e um novo coração doado), mas também de uma glória para nos alegrarmos. Na cruz, duas coisas simultâneas aconteceram: Cristo assegurou a alegria da nova aliança (por seu próprio sangue) e, no próprio ato de adquirir nossa alegria, ele se tornou o objeto mais glorioso de nossa alegria.

“Onde devemos olhar para ver a glória de Deus? No rosto crucificado (e ressuscitado) de seu Filho ”.

O apóstolo Paulo escreve em 2 Coríntios 4: 4 que a luz para a qual Deus abre os olhos de nossos (novos) corações é “a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. O evangelho cristão - como o evangelho da glória de Cristo - não é apenas o mecanismo e meio de obter nossa alegria mais plena e rica, mas também o objeto e o foco dela. Cristo, o Deus-homem crucificado, elevado em glória ao se oferecer pelos pecadores na cruz ( João 8:28 ; 12:32 ) é a visível “imagem do Deus invisível” ( Colossenses 1:15 ).

A cruz é o momento de definição de Deus, quando ele apresenta seu Filho crucificado (e ressuscitado) para ser o foco consciente e objeto de nossa alegria eterna. Ou, como Paulo coloca novamente, apenas uma frase depois, Deus “brilhou em nossos corações para iluminar o conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo ” ( 2 Coríntios 4: 6 ). Onde devemos olhar para ver a glória de Deus em sua expressão culminante? No rosto crucificado (e ressuscitado) de seu Filho. Olhamos para Jesus. Voltamos os nossos olhos para Aquele que, no próprio ato de assegurar a nossa alegria, se tornou o nosso maior tesouro.

Alegria da cruz

“Alegrar-se na esperança da glória de Deus” ( Romanos 5: 2 ) é se alegrar no Deus-homem que se entregou à matança para entrar em sua glória. Isso é o que significa “gloriar-se em Cristo Jesus” ( Filipenses 3: 3 ). Deus fez o coração humano para se satisfazer não apenas no divino, mas no divino que se tornou humano. E não só no divino-humano, mas no Deus que, como um de nós, se deu por nós . A glória de Deus na qual os hedonistas cristãos se regozijam (tanto agora como no futuro) é a glória do próprio Deus revelada a nós na pessoa e obra de seu Filho.

É infinitamente precioso que a compra custosa da cruz inclua a remoção da justa ira de Deus e a provisão de um novo coração capaz de uma alegria profunda e duradoura. Mas a cruz realizou ainda mais: ela nos leva ao próprio Deus . “Também Cristo sofreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para nos levar a Deus” ( 1 Pedro 3:18 ). E, à medida que avançamos, quem encontramos “à direita da Majestade nas alturas” ( Hebreus 1: 3 )? Quem mais senão aquele que Deus está sentado à sua direita, seu próprio Filho glorificado, que se tornou para nós o objeto e foco de nossa alegria eterna.

Por si só, a cruz foi o acontecimento mais horrível e injusto da história do mundo. Mas os cristãos hedonistas, em nossa busca desavergonhada pela alegria, não evitam a cruz. Nós não podemos. Em vez disso, nos voltamos precisamente para a cruz, vendo como foi apropriado para Deus, no mundo de tristeza e morte que habitamos, assegurar nossa alegria por meio da morte horrível de seu próprio Filho.

Na cruz, encontramos o momento de definição de Deus, quando ele não apenas removeu o último obstáculo de nossa alegria e garantiu para nós um novo coração de alegria, mas também quando, no próprio ato de adquirir nossa alegria, ele se tornou o objeto mais glorioso da nossa alegria. Somente em e por meio de Cristo podemos dizer com o salmista: “Na tua presença há plenitude de alegria; à tua direita há prazeres para sempre ”( Salmo 16:11 ).