Um Amor Mais Forte Do Que Nossos Piores Dias


Artigo por 

Pastor, Franklin, Tennessee

“Seus piores dias nunca são tão ruins a ponto de você estar fora do alcance da graça de Deus. E seus melhores dias nunca são tão bons a ponto de você estar além da necessidade da graça de Deus. ”

Jamais esquecerei o grande sim! Senti, quase um quarto de século atrás, a primeira vez que ouvi essa citação de Jerry Bridges. Era 1994, ano em que seu livro A Disciplina da Graça foi publicado. Essas palavras capturaram a liberdade gloriosa que eu estava saboreando por muitos anos, depois de viver muito tempo com uma “espiritualidade de casinha de cachorro”, onde eu poderia dormir no amor de Deus quando fosse bom, mas fui mandado para a casinha de cachorro quando fracassei.

Dias bons e ruins

Durante anos, acreditei no que Jerry Bridges chamou de mentalidade de “dia bom, dia ruim”. Um “bom dia” seria medido por minha bondade e bons resultados - tendo devoções pessoais, fazendo escolhas piedosas, resistindo à tentação e assim por diante. A suposição era que fazer essas coisas fielmente resultaria em um dia de circunstâncias agradáveis ​​- um dia “abençoado” por Deus. Pior ainda, presumi que Deus me amava mais naqueles “dias bons”.

Um “dia ruim” era o oposto. Se eu deixasse de dedicar tempo às disciplinas espirituais, fosse indulgente com uma atitude ruim ou fizesse escolhas egoístas, o sorriso de Deus desaparecia. Ele arranjaria circunstâncias desafiadoras para comunicar sua decepção comigo, me ensinar uma lição ou punir minha falta de discrição ou disciplina. Eu teria que ficar na casa do cachorro não tão celestial até que pudesse ver como minha falta de obediência e tolice fez com que as coisas dessem errado no meu dia, semana ou mês.

Você já tentou carregar o fardo egocêntrico de assumir a responsabilidade pelo amor de nosso Pai e em nossa aceitação final? Temo que muitos de nós fazemos e são.

Adeus, Doghouse

Jerry Bridges escreveu The Discipline of Grace para expor e dissipar essa maneira de pensar e viver sem graça e sem graça do evangelho e como um cristão. Por vinte e cinco anos, seu livro tem ajudado muitos crentes a compreenderem a amplitude do evangelho da graça de Deus. Sou grato pelos discipuladores, mentores e professores que fizeram o mesmo por mim.

Todos os nossos “dias bons”, argumenta Jerry, mesmo os melhores dias, ainda precisam da graça de Deus, porque o padrão de julgamento de Deus é a sua glória - um padrão que todos nós falhamos. Até mesmo o fruto cheio do Espírito de nossa fé em Cristo ainda está manchado com motivos mistos e lamentavelmente incompleto em comparação com sua justiça.

Quanto aos nossos “dias ruins”, mesmo os nossos piores dias em Cristo não nos afastam do favor de Deus, fazem com que ele nos ame menos ou diminuem o prazer final de nosso Pai em nós. Nossos piores dias não nos colocam na casa do cachorro da vergonha e penitência, mas na casa de graça e redenção de nosso Pai pela fé. Mesmo quando Deus nos disciplina, embora seja doloroso, ele o faz com grande amor ( Hebreus 12:11 ).

É apenas como nós entendemos o quão realmente ruim a nossa condição é que começamos a valorizar o evangelho e experimentar a alegria de nossa salvação. A lei de Deus exige uma justiça perfeita que somente a obediência de Jesus poderia cumprir ( Romanos 8: 3-4 ). Por isso é fundamental que entendamos que Jesus veio para ser nosso substituto de confiança, antes de ser nosso modelo a seguir.

Antes de morrer na cruz para receber o julgamento que merecemos, Jesus providenciou a obediência que devemos. Jesus não veio para ser nossa segunda chance, mas para ser o segundo Adão ( 1 Coríntios 15:45 ), fazendo por nós o que nunca poderíamos fazer por nós mesmos. Nesse sentido, sozinho, podemos falar sobre ser justificado pelas obras - a obra consumada de Jesus por nós.

Quatro maravilhas da graça de Deus

Lendo a citação de Jerry Bridges um quarto de século depois, aqui estão algumas das grandes verdades do evangelho que eu celebro com mais paixão do que nunca.

1. Deus não nos ama e não nos aceita na medida em que somos como Cristo, mas na medida em que estamos em Cristo ( Romanos 8: 1 ), que é 100%. Seu amor sem fim por nós em Jesus é um amor inabalável ( 2 Tessalonicenses 3: 5 ).

2. Grace é mais alguém do que algo. É a graça do Senhor Jesus Cristo ( 2 Coríntios 8: 9 ). Necessitar e estar ao alcance da graça de Deus é estar nas mãos de Jesus, impossíveis de se soltar ( João 10:28 ). Ainda mais, Jesus é nossa sabedoria de Deus - isto é, nossa “justiça e santificação e redenção” ( 1 Coríntios 1:30 ). Ser cristão é primeiro ficar surpreso com quem Jesus é e com o que ele fez por nós, não com o que temos que fazer por ele.

3. A graça de Deus põe fim a todos os ganhos e méritos ( Efésios 2: 8 ), mas não a todos os esforços e músculos ( Filipenses 2: 12-13 ). O evangelho nos liberta para oferecer a nosso Pai a obediência da fé e do amor, em vez da obediência da culpa e do orgulho. Com respeito à nossa santificação, começamos a orar: “Pai, mostre-me que você me ama como ama a Jesus. Liberte-me para me tornar mais parecido com ele. ”

4. Uma compreensão adequada (e experiência) do evangelho da graça de Deus nos libertará dos perigos sombrios do legalismo e do desempenhoismo, e da horrível presunção de antinomianismo ou "graça barata". A graça de Deus é o poder mais transformador na face da terra ( 2 Coríntios 3:18 ).

A graça de Deus é mais forte do que nossos piores pecados, e seu sangue é mais profundo do que nossos dias mais humildes. Isso não nos faz parar de buscar a santidade - nos faz buscá-la ainda mais. Odiamos o pecado pelo qual ele morreu e amamos ver sua beleza, sua retidão e sua glória cada vez mais refletidas em nossas vidas. Não celebramos ou nos contentamos com o fracasso, mas nos regozijamos em um amor que é mais forte do que nossos piores dias.